10 dicas para quem tem dúvidas sobre qual profissão seguir.
Compartilhar



A escolha da profissão é um momento delicado da vida, em que as pressões sociais para não errar parecem colocar o mundo nas nossas costas. São pais, professores, amigos, parentes e até aquela tia que não te vê há anos opinando. Muitas vezes, não fazemos a menor ideia do que seguir ou ficamos em dúvida entre duas ou três áreas de atuação.



1 - Comece sua escolha com: exatas, humanas ou biológicas?
Pode parecer simples, mas a primeira coisa que precisamos fazer ao ter em mente a profissão é ver nossas aptidões na escola e nossas vontades em estudar determinadas disciplinas. Enquanto quem tem maior afinidade com matemática e física tende a ir para exatas, quem tem com história, geografia e português, por exemplo, deve se dar melhor ao seguir carreiras que estejam nas ciências humanas. Já o pessoal que adora química e biologia tem tudo para dar certo nas biológicas, sobretudo na área da saúde.



2 - Descubra o piso salarial das carreiras que você tem em mente.
Se você está em dúvida entre uma carreira X e Y, por exemplo, pode ser uma boa ideia olhar o piso salarial de cada categoria. Cada piso é uma definição acordada entre trabalhadores e empregados de determinada área, de acordo com os sindicatos. O piso serve como base para o salário inicial, que pode ser o seu ao iniciar a carreira. Além disso, questões como índices de empregabilidade atuais também podem ser importantes.



3 - Procure um psicólogo especialista em orientação vocacional.
Psicólogos especializados em orientação de carreira têm bastante experiência e técnicas para identificar possíveis carreiras a serem seguidas, com base no perfil de cada pessoa. Eles aplicam testes de personalidade e traçam aquelas profissões em que o paciente se enquadra, mesmo que utilize o subconsciente de quem se submete aos testes. Fuja dos testes online! Eles podem até ser legais, mas o profissional te dará a orientação perfeita para você.



4 - Converse com profissionais do mercado: dos iniciantes aos mais velhos.

Conversar com profissionais é uma dica bastante dada por orientadores de vocação, mas uma ótima dica é que essa conversa se dê com pessoas que tenham ingressado no mercado de trabalho em diferentes épocas: há bastante tempo, há pouquíssimo, há médio. Cada um poderá dar um panorama e terá uma experiência diferente para passar. Anote algumas perguntas a fazer para eles. Se possível, visite as empresas em que trabalham para ver como tudo funciona. Conhecer universidades e falar com estudantes também pode ser bom.



5 - Fuja das escolhas por conveniência.
Seu pai é advogado e tem um escritório? Ou é dentista e já tem um consultório todo montado para você? É jornalista e conhece todo mundo da área? Ou sua mãe tem contatos em todos os restaurantes da cidade e pode te arrumar um excelente emprego como chef? É comum, na insegurança de escolher, querer ir pelo caminho mais fácil, que pode trazer mais benefícios em médio prazo. Mas tome cuidado! É preciso checar se a carreira tem, de fato, a ver com você ou se é uma escolha com bases nas possibilidades em aberto que estão sendo oferecidas. Lembre também, que muitas vezes nos baseamos nos pais como modelos a serem seguidos, e que essa opção é somente sua. É você quem irá lidar com ela pelo resto da vida.



6 - Trace a rotina do profissional.
Se você tem dúvida se quer ser um instrutor de pilates, um funcionário público, um professor de matemática, um gestor ambiental ou um atleta, precisa traçar a rotina desses profissionais: você se vê trabalhando em um escritório o dia todo? Prefere pular de uma unidade a outra o dia inteiro? Quer trabalhar em casa? Ou na casa das pessoas? Um bom caminho para decidir a futura profissão é se imaginar não só fazendo determinada coisa, mas o modo pelo qual a fará. Não adianta você querer atleta se não gosta de fazer musculação, ou ser repórter se detesta falar ao telefone. Pense na rotina de tal profissional e se pergunta: é isso mesmo que eu quero?



7 - Cuidado, mas muito cuidado MESMO com carreiras da moda.

Muitos jovens, na hora da dúvida, optam por carreiras que estão na moda e se esquecem de que, a médio e longo prazo, a escolha pode não ser sustentável. As profissões da moda quase sempre mudam, e há outro problema: quando uma área X ou Y começa a fazer sucesso e a virar a opção de muitos, não é raro observamos o inchaço da mesma, o que gera não muito tempo depois um número de pessoas saindo da graduação maior do que o de vagas oferecidas pelas empresas. Resultado: menor facilidade de colocação no mercado e, consequentemente, redução dos salários.



8 - Diferencie bacharelado, licenciatura e tecnológico.

Os tecnológicos oferecem o diploma de ensino superior e tem pesquisa voltada a avanços e inovações na sociedade: Ambiente e Saúde; Gestão e Negócios; e Produção Alimentícia, por exemplo. A licenciatura é indicada a quem quer, sobretudo, dar aulas para os ensinos fundamental e médio, enquanto o bacharelado oferece uma atuação mais ampla. Cursos que têm licenciatura são: Filosofia, Física, Química, Matemática, História, Geografia, Artes Cênicas, etc.



9 - Você é tímido ou extrovertido? Pense nisso!

É importante ter em mente algumas perguntas de personalidade, como se você é introvertido ou extrovertido, gosta de lidar com pessoas ou simplesmente não sabe como fazer isso e nem quer aprender, detesta ou adora falar em público. Os relacionamentos interpessoais são praticamente a base das profissões, e é claro que você terá que lidar com outros seres humanos. A diferença é a frequência e o modo de fazer isso.



10 - Avalie os investimentos financeiros que terá que fazer em si mesmo.

Além do tempo investido para se formar, é importante ter em mente a quantidade real de dinheiro necessária para isso. No caso de quem pretende estudar em instituições públicas, é necessário avaliar, sobretudo se a profissão demanda muitos cursos extras, por exemplo. Quem quer estudar Cinema e ser editor de imagem precisa investir em cursos mais técnicos voltados a programas de computador. Quem quer seguir a área gastronômica terá uma necessidade de fazer outros aperfeiçoamentos: produção de cervejas artesanais, confeitaria, etc.


 



FONTE: Bol Notícias


Mais notícias

9 dicas para se dar bem em uma entrevista de emprego.
Um mercado de trabalho repleto de oportunidades para cuidadores de idosos.
Programação - Cine Center São Roque
Conheça o novo Nintendo Switch.
10 áreas com mais empregos, segundo site de busca
O mercado de programadores está em expansão e com salários bem atrativos.
O que é LinkedIn e qual sua importância profissional?
Valentines Day - Conheça a história da data.
Um mercado cheio de oportunidades para quem ama os animais.
Conheça todas as teclas de atalho do Microsoft Word
Saiba o que faz e quanto ganha o profissional de Agente de Aeroporto.
5 maneiras de lucrar com a manutenção de computadores.
5 dicas essenciais para elaborar um currículo.
Conheça a história do feriado de São Patrício (St. Patrick).
Dia Mundial da Água - Veja algumas dicas e curiosidades sobre a água.
Conheça o designer brasileiro que se tornou referência em artes digitais.
Conheça os benefícios por trás da inclusão digital na terceira idade.
10 vantagens em ter certificados de cursos profissionalizantes
Você sabe qual era o real objetivo do jogo Paciência do Windows?
Quando o amor pelos animais vira profissão.
A importância da qualificação do profissional de Banho e Tosa.
Conheça 10 vantagens em fazer um intercâmbio.
Alunos do Curso Auxiliar de Veterinária grande porte realizam aulas práticas.
Alunos do curso de Inglês Kids encerram o mês de maio com homenagem as mães.
Alunos da Interativa fazem doações para o Lar Mãe da Providência.
Longe da crise o setor farmacêutico possui diversas oportunidades.
Interativa participa da V Mostra das Profissões da Escola Germano Negrini
Doe Alegria. Doe um Brinquedo.
Interativa participa do Dia Municipal do Idoso.
Alunos dos cursos de Inglês realizam a Festa das Nações.
A Black Friday vem aí e nós já preparamos uma super promoção.
Dicas de como ser um eletricista autônomo de sucesso.
Assuntos mais buscados no Google em 2017
Interativa realiza palestra gratuita sobre empreendedorismo.
Interativa prepara uma folia de descontos em todos os cursos.
Apresentamos o novo logotipo da Interativa Treinamentos
Alunos Interativa são aprovados em Vestibulinho.
Você HEXA preparado para o mercado de trabalho.
Jovem deixa emprego em loja e transforma amor por animais em nova profissão.
Interativa congela o valor das parcelas para todos os cursos.
Semana da Transformação Profissional Interativa
Certificação Premium. Isso faz toda diferença.
Aulas online para alunos do método interativo.
Campanha - Coração solidário. Matrícula R$zero.
Prefeitura de São Roque prorroga inscrições para o auxílio de transporte