Gentileza como vantagem profissional
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Imagine que alguns dos seus colegas de trabalho tenham sido dispensados e que novas pessoas cheguem para ocupar as posições daqueles que foram em busca de outras oportunidades. Como você se comportaria com a chegada de novas pessoas em seu local de trabalho?


Você seria o tipo de pessoa que logo puxaria conversa, se apresentaria, contaria como funcionam algumas regras da empresa, os convidaria para almoçar com o restante da equipe?


Ou você ficaria quieto, calado, e apenas se precisasse, conversaria com alguém?


Algumas pesquisas mostram que ser gentil pode ser um enorme trunfo para uma pessoa dentro do ambiente de trabalho. Ser educado e cortês com as pessoas só pode trazer benefícios, tanto para quem tem o hábito de assim ser, quanto para aqueles que convivem com quem é assim, além do ambiente se tornar completamente leve e agradável.


É fácil de enxergar quando um ambiente de trabalho é leve e agradável. As pessoas são mais sociáveis, há momentos de descontração, as cobranças são feitas de forma natural e sem aquele famoso “ar de superioridade”, as pessoas se relacionam por afinidade e não por interesse.


Lembrando das tantas outras características que juntas, podem fazer de uma empresa, o melhor lugar para se trabalhar, e claro, fazer também com que seus colaboradores sejam os melhores do mercado. O importante é que você entenda o real motivo de ser gentil com as pessoas, dentro e fora do seu trabalho.


Cuidados Importantes!


É interessante saber que ser gentil é diferente de aceitar tudo que falam e pensam a seu respeito, muito menos ficar calado sem se defender.


Basta pensar em como o dicionário define a palavra “gentileza”, que é como uma ação nobre, distinta ou amável.


O ideal é que as pessoas entendam que deve haver uma cultura em que se deve entregar respeito, consideração e admiração por aqueles que são avaliados como competentes.


Mesmo que haja gentileza entre um grupo de colaboradores, por exemplo, o que verdadeiramente não deve mudar é o desejo de subir na escala social, desde que existam as características citadas acima (respeito, consideração e admiração), tanto pelo trabalho que se realiza, quanto para as pessoas que estão ao seu redor.


Isso tudo faz toda a diferença em um ambiente de trabalho. Para o seu gestor ou líder, ao percebendo que você possui gentileza, respeito, consideração e admiração por seus colegas, querendo ou não, você ganha a admiração dele, e isso pode ser um grande ponto positivo para você dentro da empresa.


Mas um fato é certo, não vale a pena ser gentil apenas para ser notado, isso precisa vir de dentro, precisa ser sincero e não forçado, afinal, quando se força uma característica que é tão pessoal, logo as pessoas notam que é falso e será pior para quem se comporta dessa maneira.


Seja sincero e tente ver o lado positivo de tudo e de todos, isso fará bem a você, as outras pessoas e ao ambiente em geral.


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