5 exercícios para reduzir o seu stress em 5 minutos
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Manter o foco durante o dia tem se tornado cada vez mais difícil, ter tempo para realizar todas as tarefas e ainda conseguir ter energia de sobra após o trabalho. Essa tentativa constante de se manter estável mesmo com milhares de coisas a fazer é muito estressante. Como manter a calma com tantas responsabilidades?

Segundo a revista Forbes, estima-se que um profissional considerado “na média” tem cerca de 30 a 100 projetos em sua pauta e é interrompido em seu trabalho até sete vezes por hora. Estima-se também que 4 de cada 10 pessoas que trabalham em grandes companhias estão passando por uma grande reestruturação empresarial, e consequentemente estão preocupadas e incertas sobre seus futuros. Todos esses fatores acabam causando conflitos internos para o profissional, que além de se preocupar com os problemas da empresa, também tem seus problemas pessoais, familiares e etc.

O stress não é apenas uma condição psicológica, é um estado que afeta o organismo como um todo, e pode ter efeitos muito graves na saúde. Ele aumenta os níveis de adrenalina, o que aumenta a frequência cardíaca, e isso pode causar diversos problemas como pressão alta, arritmia cardíaca, entupimento de artérias, além de fortes enxaquecas e dores no corpo.  

Além disso, o funcionário não é o único que sofre, o local de trabalho também sofre com o absenteísmo e a perda de produtividade laboral. Segundo um estudo realizado pelo Instituto Emory dos Estados Unidos, empresas que se focaram em melhorar a saúde dos funcionários através de programas de promoção da saúde no local de trabalho comprovam que a economia é maior do que o gasto. Pois os profissionais saudáveis física e psicologicamente trabalham muito melhor, os custos médicos são reduzidos e a produtividade aumenta.


Porém, mesmo que a sua empresa ainda não pratique estas políticas, você mesmo pode se ajudar, com alguns hábitos muito simples, mas que fazem toda a diferença. Por isso, nós separamos 5 exercícios fáceis, que podem ser realizados em menos de 5 minutos para te ajudar a reduzir o stress e se sentir melhor.


1.  Abrace mais
Todos gostam do calor de um abraço e essa sensação de bem-estar que sentimos após abraçar um amigo, companheiro ou familiar. O que muitos não sabiam é que é comprovado cientificamente que um simples abraço pode ter profundos efeitos na diminuição do stress. Segundo o Doutor Paul Zak (palestrante do TED), abraçar alguém faz seu organismo liberar ocitocina, um hormônio que promove relaxamento, confiança e compaixão. O doutor também sugere uma dose diária de pelo menos oito abraços por dia. Não importa quem seja, se você tiver essa liberdade, pode abraçar seus colegas de trabalho, ou esperar até a noite para quando chegar em casa. O importante é abraçar!

2. Respire Fundo.
Quando estiver se sentindo sobrecarregado ou tenso e precisar esvaziar a mente, um exercício simples de respiração pode te ajudar a reestabelecer o equilíbrio. Funciona como uma pequena meditação: Sente-se em sua cadeira ou no chão, com as costas retas. Inspire contando até 4, prenda a respiração e conte até 7, depois expire lentamente contando até 8. Repita o exercício por 5 minutos. Você pode fazer pausas no trabalho para incluir este exercício em sua rotina e voltar mais calmo, centrado e principalmente mais relaxado. Pode demorar um pouco até pegar o jeito da técnica, mais quanto mais você praticá-la melhores serão os efeitos a longo prazo.

3. Saboreie um momento. 

Saborear o momento significa fazer algo positivo e que traga pensamentos bons. Isto serve para trazer emoções positivas, que te tirem um pouco da realidade estressante. Tire 5 minutos do seu dia para pensar em algo legal que você está planejando fazer (pensar em eventos que estão por vir te dá mais motivação para cumprir suas tarefas), como uma viagem próxima, um aniversário, uma festa ou qualquer coisa que te dê prazer. Ter uma conversa leve e descontraída com alguém e falar sobre coisas boas também ajuda. Quando estiver comendo, saboreie sua refeição, e aproveite ao máximo seus momentos de descontração da rotina. Simplesmente saborear as coisas boas da vida é um redutor instantâneo do stress.

4. Escreva para desabafar. 
Escrever é uma ótima terapia de autoconhecimento. Você pode usar a escrita como uma ferramenta de meditação, um lugar para sonhar, solucionar seus problemas e principalmente, um lugar para desabafar, onde ninguém poderá te ouvir ou te julgar. Escrevendo você descarrega todos os seus sentimentos negativos para o papel, e te faz ver com mais clareza e ter capacidade de analisar a situação. Em 5 minutos é possível fazer um exercício simples de escrita, descarregando o que está te incomodando. É impressionante como um problema parece diferente quando está no papel.


5. Programe seu dia para ter mais energia.
A maioria das pessoas acredita que se pressionar para manter o foco durante todo o dia é a melhor forma de realizar um trabalho eficiente, “sem parar” durante as oito horas de trabalho, achando que assim conseguirão realizar mais tarefas. Na verdade, essa forma de trabalho não é saudável, é desgastante, acaba diminuindo a produtividade, aumentando os níveis de stress e deixando a pessoa esgotada, sem energia para realizar outras atividades. Por isso, a melhor forma de ser produtivo é programar pequenos intervalos durante o dia (por exemplo, tirar 5 minutos a cada uma hora e meia para realizar um exercício de respiração, dar uma volta, escrever, assistir a um vídeo, se alongar e etc).  Segundo a matéria da revista Forbes, é comprovado que quando se tem um período de concentração intensa por cerca de 90 minutos, seguido de um pequeno período de descanso, é possível tirar o acúmulo de stress e até mesmo ter uma sensação de “rejuvenescimento”.


 


Fonte: https://www.lovemondays.com.br/blog/exercicios-para-reduzir-seu-stress-em-5-minutos


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