Comportamentos que devem ser evitados no trabalho
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Ser produtivo, obter reconhecimento, manter um bom relacionamento interpessoal, gerar resultados, esses, sem dúvida, são alguns dos objetivos de qualquer profissional dentro do ambiente organizacional.


Mas, para que tudo isso aconteça, é necessário manter uma postura adequada e evitar hábitos sabotadores que, além de prejudicar sua carreira, podem manchar sua imagem perante seus superiores e atrapalhar os processos de trabalho.


Confira alguns dos comportamentos que devem ser evitados no trabalho:


Livre-se da fofoca


Ao contrário do que se pensa, a fofoca é uma atitude destrutiva muito presente em ambientes organizacionais,que pode prejudicar seu desempenho profissional, além de gerar consequências graves.


Segundo uma pesquisa realizada no LinkedIn em 2011, com cerca de 17 mil usuários de diferentes países, a fofoca é o comportamento que mais irrita os profissionais no ambiente de trabalho (83%).


Para evitar as famosas “panelinhas”ou “disse me disse”, evite falar mal de alguém para seus colegas, isso pode acabar virando uma corrente negativa.


Outra dica importante é não repassar comentários negativos sobre algum colaborador. Se alguém fez um comentário sobre outra pessoa, deixe claro que não deseja compartilhar, caso não seja possível, guarde o que ouviu somente para você. Fique longe de pessoas que fazem comentários maldosos uns dos outros, atitudes assim não somam em nada em sua carreira.


Evite ser um profissional reclamão


Pare para pensar em algumas questões importantes: você costuma reclamar de seu trabalho? Se queixa de sua liderança? De seu local de trabalho? De sua carreira? De seu futuro profissional? De sua vida?


Se você respondeu sim para alguma dessas perguntas, é bom ficar atento, você pode estar com o mal do “profissional reclamão”. Aquele colaborador que nunca está satisfeito, reclama de suas atividades, de seus colegas, das demandas recebidas, do ambiente de trabalho, do salário e até de si mesmo.


Lembre-se que você está em um local de trabalho e, diante disso, está sendo observado o tempo todo. Reclamar não te levará a lugar nenhum.


Se você está insatisfeito com algo, tome a iniciativa de mudar essa situação ao invés de murmurar.


Tratar assuntos pessoais no trabalho


Outro comportamento que deve ser evitado no trabalho são as questões pessoais. Não deixe que sua vida pessoal interfira em seu trabalho.


Evite fazer ligações, abrir emails ou mesmo acessar redes sociais pessoais. Lembre-se que você está em seu local de trabalho e você precisa de foco. Todas estas questões podem tirar sua atenção e interferir em sua produtividade.


Não cumprir seus horários


É fundamental respeitar os horários impostos pela organização em quem você trabalha. Cumpra sua jornada de trabalho e, em casos em que precisar se ausentar por algum motivo, lembre-se de notificar o departamento de RH.


Isso além de ser uma obrigação de cada colaborador, também mostra seu compromisso com a empresa e seu trabalho.


Cuidado com as vestimentas inadequadas


O uso de roupas inapropriadas para o ambiente de trabalho é um dos comportamentos inadequados mais comuns dentro do ambiente organizacional.


Para mudar esta conduta, veja em sua empresa se há alguma norma sobre que tipo de vestimenta usar e, caso não haja, opte pelos trajes sociais como os terninhos para as mulheres e camisa social para os homens.


Evitem chamar atenção com roupas muito curtas, coloridas ou maquiagem pesada. Lembre-se que este é seu ambiente de trabalho e você não quer passar uma má impressão.


Falta de respeito


Não há nada pior que um colaborador que não respeita seus superiores e colegas de trabalho. A falta de respeito pode prejudicar seu trabalho e, em alguns casos, até gerar desligamento da empresa por justa causa.


Fique longe deste comportamento sabotador e de pessoas que costumam ter esta atitude. Respeito é fundamental em qualquer ambiente, principalmente no organizacional.


Aprenda a falar menos e ouvir mais, respeite a hierarquia da empresa e sua liderança e, quando necessário, aprenda a receber feedbacks tanto positivos quanto negativos de maneira madura, com certeza eles têm muito a contribuir com o seu desenvolvimento profissional.


Fonte: http://www.ibccoaching.com.br/portal/comportamentos-que-devem-ser-evitados-trabalho/


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