A importância do feedback positivo e negativo na empresa
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  O feedback é considerado a principal ferramenta de medição do desempenho. A sua aplicação contribui para orientar os funcionários e proporcionar um parecer sobre o seu trabalho. Prática muito comum nas empresas, algumas pessoas ainda o enxergam como o famoso puxão de orelha. No entanto, o feedback representa uma crítica positiva ou negativa, mas sempre construtiva. O seu objetivo principal é reforçar as qualidades, melhorar os defeitos e contribuir para o crescimento profissional do colaborador.


 Todo feedback produz retornos e consequências. Desses resultados, podemos tirar a importância de sua aplicação. O retorno diz respeito aos reflexos do aprendizado que essa ferramenta proporciona à consciência do funcionário. Ele saberá exatamente quais pontos precisa mudar e quais precisam de melhorias. Já a consequência, está ligada à motivação do colaborador em desempenhar um bom trabalho a partir da crítica construtiva que recebeu, porque se sentirá reconhecido pelo que faz.


 Quando o feedback é negativo, o colaborador será orientado a aplicar as mudanças necessárias porque entenderá que seus superiores estão acompanhando as suas tarefas e se importam com seu desenvolvimento. Essa orientação também é importante para construir uma relação de confiança e apoio mútuo, além de promover as mudanças positivas e desenvolvimento contínuo da empresa.  


 


Importância do feedback


  Termo originário do inglês, o feedback diz respeito a uma retroalimentação ou alimentação de retorno. Esse processo é uma forma de comunicação por excelência que visa promover o aprendizado e aprimoramento no ambiente corporativo. Elogios diários ou avaliações de desempenho podem ser citadas para oferecer essa orientação aos colaboradores. São sinais que norteiam o comportamento e as atitudes dos profissionais para que eles busquem melhorias contínuas e apostem em oportunidades que os permitam alcançar o crescimento. O feedback diminui incertezas e ansiedades, por isso, é uma atitude que demonstra consideração e respeito pelo ser humano.


 Grande parte da nossa reação nas mais diversas situações somente é percebida com a ajuda das pessoas com as quais convivemos. O feedback oferece essa visão aos colaboradores, na medida em que os permite compreender como estão sendo enxergados no ambiente de trabalho.  A ferramenta alinha o comportamento do colaborador ao grupo, o que contribui para alcançar melhores resultados.


 


Tipos de feedback


  O feedback deve ser realizado pelo superior direto do colaborador. O líder é quem tem um contato maior com o profissional e, portanto, já existe uma relação e confiança necessária para que haja aceitação daquilo que será colocado. A avaliação deve ser feita individualmente e o aplicador precisa atentar-se à forma como coloca as informações e opiniões para evitar mal-entendidos. De acordo com o teor da discussão, o líder deverá ter uma postura diferente.  


Feedback Positivo


  Esse tipo de feedback é o mais aguardado por todos, pois ele exalta os pontos positivos, como um comportamento bom, a resolução eficaz de um problema, o bom andamento das atividades. Ao dar uma boa avaliação ao seu funcionário você mostrará que observa sua jornada, se preocupa com seu desenvolvimento e principalmente reconhece quando ele faz um bom trabalho, o motivando diariamente a ser mais eficaz e produtivo.


Feedback Negativo


  Apesar da carga negativa, não deixa de ser um feedback necessário, pois mostra os pontos que precisamos melhorar como um comportamento inadequado ou algo que acaba afetando o nosso desempenho. Ter esse tipo de toque de um superior é importante, pois acabamos entendendo melhor quais são os objetivos da empresa e o que ela espera de seus colaboradores. Esse Norte contribui para eliminarmos o que há de errado e possamos progredir no ambiente corporativo.


Feedback Construtivo


  Esse feedback é uma junção dos dois anteriores, pois pode apontar algo que não está adequado, porém, vem junto de uma solução para que o problema seja resolvido. Com esse tipo de feedback, podemos identificar nossos erros e acertos e ainda conseguir soluções e métodos para resolvê-los. Esse é o tipo de feedback mais indicado nas empresas, principalmente com funcionários que não sabem lidar com comentários negativos. Ao identificar o ponto problemático de um colaborador e elaborar uma maneira de erradicá-lo, você passará mais confiança e proporcionará motivação, ao invés de soar como uma bronca.


  Um bom líder está sempre presente no desenvolvimento de seus funcionários e mantém uma relação estreita com eles. Esse profissional aponta os erros e acertos e, principalmente, auxilia a sua equipe a investir nas melhorias necessárias e reconhece o trabalho dela. Como consequência, obtém motivação, aumento de produtividade e oferece mais resultados para a empresa.


 Dar feedback também fará com que o funcionário sinta que pertence a um ambiente seguro e de crescimento, onde é recompensado pelas suas ações e usufrui de evolução constante. Ele se sentirá mais orgulho de fazer parte desse time. A empresa, por sua vez, diminuirá a rotatividade e contará com uma equipe unida.   


 


Fonte: http://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching-carreira/feedback-positivo-negativo-sempre-importante/


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